quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mistério do Envelhecimento



Cientistas Suíços anunciaram no passado mês de Maio terem dado um passo importante para revelar o mistério do envelhecimento humano, após descobrirem o impacto de um gene ligado à longevidade em pequenos roedores e depois conseguir estender em 60% a vida de vermes graças a um tratamento básico com antibióticos.
As descobertas da equipa de Auwerx foram publicadas na revista científica Britânica Nature.
Os cientistas começaram a examinar a mitocondria dos roedores, uma oficina de energia em escala celular. Descobriram três genes que afetam a expectativa de vida dos animais através da velocidade com que funcionam.
A mitocondria transforma nutrientes em vários tipos de proteínas e alguns estudos anteriores sugeriram que ela pode ser o motor do envelhecimento.
A equipa científica Suíça, em conjunto com colegas da Holanda e dos Estados Unidos, conseguiu identificar o gene específico envolvido no processo e descobriu como as variações na proteina poderiam afetar a expetativa de vida. Eles descobriram que as proteinas ribossomais mitocondriais, tiveram um impacto inversamente proporcional na longevidade.
Além disso, viram que a falta de MRPs em momentos chave dos estágios iniciais do desenvolvimento do individuo causou stress na mitocondria. Isso teve impactos negativos de curto prazo, como redução da fertilidade, mas a longo prazo pareceu resultar numa melhor estrutura muscular, assim como numa vida mais longa.
Estes investigadores reforçam que estudos mais aprofundados são necessários para confirmar se os antibióticos podem ser usados para controlar o envelhecimento em mamíferos.
Enquanto esperamos pelos antibióticos, convém manter um estilo de vida saudável em todos os parâmetros.
Alimentação saudável, exercício físico regular, e vitamina D.

Sem comentários:

Enviar um comentário