quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Cenoura e os seus Benefícios




As cenouras são grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e betacarotenos que por acaso é o que dá a coloração laranja a este vegetal.
A provitamina A contida na cenoura auxilia no desempenho dos receptores da retina fazendo com que a visão seja melhorada.
As cenouras podem ser comidas cruas inteiras, em saladas, em sopas, refogados ou em sumos e bolos.
Com 100 gramas de cenoura consegue-se o valor diário de vitamina A, além de conter apenas 51kcal, 1,5g de proteínas, 0,3g de gordura, 5mg de vitamina K, 30mcg de riboflavina ou vit B2, 0,3mg de niacina ou vit B3, 290mg de potássio, 100mg de sódio, 45mg de cálcio, 40mg de fósforo, 4mg de magnésio, 1mg de ferro.
Está visto que este magnífico vegetal tem uma grande importância na imunidade do organismo, tem um papel importante no combate a infecções, a fibra solúvel da cenoura ajuda a diminuir o valor do colesterol no sangue e a promover a saúde.
Elas também hidratam a pele e cabelos, previnem úlceras e reumatismos e equilibram o bom funcionamento das glândulas.
Ajudam a fortalecer os dentes e ossos, regulam o equilíbrio ácido do organismo, protegem contra o envelhecimento através do ácido lipóico que revitaliza o rosto. As cenouras também ajudam a prevenir infecções urinárias, como é um alimento antioxidante ajuda a combater os radicais livres.
Pessoalmente, consumo todos os dias 2 cenouras, todos os dias faço um sumo com cenoura e laranjas que diga-se é uma combinação perfeita. Para além de ser uma combinação muito saborosa os nutrientes destes dois alimentos combinam e interagem na perfeição. O açúcar da cenoura suaviza a ligeira acidez da laranja.

  
 Ingredientes:
  • 2 Cenouras médias
  • 2 Laranjas pequenas
  • 1 Colher de sobremesa de mel
  • Sementes de Papoila
  • Água a gosto

Preparação:
Bater tudo com uma varinha mágica ou liquidificador.

É uma bebida rica em vitamina C, ácido fólico, betacarotenos.
É um sumo que ajuda a desintoxicar o organismo, promove a eliminação de líquidos assim como a saciedade.
Recomendo vivamente a inclusão deste vegetal na alimentação diária, quanto mais não seja como um Snack valiosíssimo. O facto de demorar algum tempo a ser consumida quando crua e a demorar algum tempo com o acto de mastigação, juntamente com a fibra contida, as cenouras são uma excelente opção para aqueles momentos em que têm alguma fome e nem sabem bem o que fazer ou comer

Sem comentários:

Enviar um comentário