quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

As 3 Leis básicas do treino de Força e aumento da Massa Muscular

Bompa (1998) considera existirem três leis do treino de força se o atleta quer seguir um plano de treino livre de lesões, mais compreensivo e rigoroso.
Para o autor, a adesão a estas leis do treino vai assegurar uma adaptação anatómica apropriada nos mais jovens e destreinados. Antes de se sugeitarem ao rigor do treino de força.
  1. Antes de desenvolver a força muscular desenvolver a flexibilidade articular.
  2. Ou seja, como a maioria dos exercícios de treino, especialmente com pesos livres, utilizam amplitude de movimento próximas do máximo. Em determinados exercícios o peso da barra comprime de tal forma as articulações que se o indivíduo não tem uma flexibilidade adequada e adaptada, sente o enorme desconforto e a dor.Bompa(1998) aponta o caso do agachamento profundo, no qual o desenvolvimento da flexibilidade da tibiotarsica é fundamental para a técnica de execução dos levantamentos, em atletas de power-lifting.
  3. Antes de desenvolver a força muscular desenvolver os tendões
  4. Bompa (1998) refere que a taxa de ganhos de força muscular tem o potencial de exceder a taxa a que os tendões e ligamentos podem se adaptar a tensões mais elevadas. Por conseguinte, é crucial que os tendões e ligamentos tenham tempo para se adaptar de forma a preservar a integridade dos ossos que formam as articulações. Os tendões e ligamentos são treináveis e podem aumentar o seu tamanho, se for respeitada a fase de adaptação anatómica adequada. O que aumenta a sua capacidade para suportar maiores tensões musculares.
  5. Antes de desenvolver os membros desenvolver o " core "
  6. O tronco é o grande elo de ligação entre os membros, por isso estes só podem ser tão fortes quanto o tronco.Com isto ele quer dizer que um tronco fraco significa mais trabalho extra para os membros.
    Neste âmbito, Bompa (1998) entende que o foco de treino deve ir primeiro para o fortalecimento do " core ". Todos estes músculos da área central do corpo representam um poderoso suporte para o sistema muscular, visto que o seu trabalho como uma unidade permite a estabilização do tronco durante os movimentos dos membros.

Concordo plenamente com as afirmações de Bompa T. ,o treino tem que ser levado de forma gradual. Respeitando todos os patamares.
Só assim se atinge a harmonia física.
Um dia a seguir ao outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário