quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Acelga



Trata-se de um legume de folhas verdes com um talo crocante e até espesso ao qual as suas folhas se encontram anexadas podendo estas ser lisas ou mesmo enrugadas. Tudo vai ao encontro da sua variedade.
O pedúnculo vem com uma grande variedade de cores que podem ser desde o laranja, o branco, o amarelo ou mesmo vermelho. Pode medir quase dois metros de comprimento. Pertence à mesma família dos espinafres e da beterraba, logo temos grandes parecenças a nível de sabor também. Tem a mesma amargura que a beterraba e o teor ligeiramente salgado das folhas dos espinafres.
É um vegetal que pode ser aproveitado na sua totalidade, sendo que tanto o seu caule de diferentes cores como as folhas podem e são comestíveis.
Têm aqui um dos legumes mais completos ao nível da nutrição humana, possuem uma paleta verdadeiramente impressionante de nutrientes. São fonte de vitamina K, A, C, E, B2, B6, B1 e vitamina B5. Magnésio 150.50 mg, Manganésio 0,58mg, Potássio 960,75mg, Ferro 3,96mg, Cobre 0,29mg, Cálcio 101,50mg, as Fibras com 3,68g, Triptofanos 0,03g, o Zinco 0,58mg e por fim o valor proteico que é de 3,29g.
É um vegetal que favorece a boa visão, tem um valor baixo em calorias e quase nenhuma gordura, ajuda a manter a pele e as mucosas saudáveis, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes, dá resistência aos vasos sanguíneos e combate os processos infeciosos evitando hemorragias. Protege o aparelho digestivo assim como o sistema nervoso central.
Para todos aqueles que tenham problemas a nível do bom funcionamento dos intestinos aqui têm mais uma boa opção.
E como tudo o que é de mais estraga, a Acelga não podia ser diferente.
Este vegetal possui grandes quantidades de um composto químico com o nome oxalato, que quando consumido em grandes quantidades prejudica a absorção de cálcio pelo organismo assim como potencia a formação de cálculo renal.
Usado com moderação é um excelente alimento para as vossas saladas, chás, sopas, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário