quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cãimbras o que fazer ?



As cãibras não são nada mais, nada menos do que contrações musculares muito intensas de um só músculo isolado ou de um grupo de músculos.
Contrações essas que ocorrem sem serem solicitadas.
Normalmente ocorrem após trabalho duro e com uma duração de alguns segundos.
Como todos sabemos não são só os atletas a sofrerem deste mal.
Uma das maiores causas nos casos de “quase afogamento” são nomeadamente as cãibras.
Tendo como base várias pesquisas, consegue-se perceber que os fatores que originam o aparecimento de cãibras ainda são um assunto controverso.
Existem 4 teorias que tentam explicar.
A Teoria Metabólica, que se sustenta na explicação de que as cãibras ocorrem quando o músculo é “poluído” por metabólicos, provenientes da atividade contrátil. Uma dessas substâncias é a amónia.
A Teoria da Desidratação que diz que o suor libertado representa uma perda muito grande de água provocando um grande desequilíbrio nos fluidos corporais.
A Teoria Eletrolítica defende que juntamente à água perdida com a transpiração, é libertada também uma grande quantidade de eletrólitos necessários ao organismo. Assim sendo temos o sódio e o potássio.
A Teoria Ambiental que sugere que as cãibras musculares são causadas por modificações extremas no ambiente externo ao organismo. Principalmente na temperatura. Ou seja, pensa-se que a variação tanto para cima como para baixo seria os principais responsáveis pelo aparecimento deste distúrbio.
Algumas das formas de as tratar são através de hidratação adequada, reposição eletrolítica antes durante e depois da atividade física.
Os alongamentos antes dos treinos também se mostram muito importantes, condicionamento aeróbio apropriado.
A conclusão a que chego é a de que não podemos ter em conta apenas uma das teorias. Devemos sim enquadrá-las todas na resolução deste problema visando assim a proteção e o melhoramento da condição física do nosso cliente. Ou seja, vamos utilizar as bananas, o alongamento e um bom aquecimento antes do exercício assim como as bebidas ricas em sódio.
Bons treinos e sempre em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário