quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

KEFIR um micro organismo



 



O KEFIR é originário do Cáucaso.
A sua constituição envolve lactobacilos e leveduras. À semelhança do iogurte é uma bebida cremosa de sabor ligeiramente amargo. É um alimento probiótico, aumenta o número de microrganismos benefícios.
Tudo pronto a fermentar diversos substratos.
Claro está que o leite bovino e até mesmo o caprino são os mais comuns. Esta colónia de microrganismos já foi testada em laboratório in vitro e em animais onde se verificou propriedades antivirais, anticancerigenas e até antifungicas.
O Kefir consome a lactose reduzindo a caseína e albumina além de sintetizar o ácido láctico, lactase e outras tantas enzimas que têm como ação digerir a lactose restante depois da bebida ingerida, modificando também sais de cálcio para outras formas mais facilmente absorvidas pelo sistema orgânico do ser humano.
A sua fermentação realiza-se com cultivos acidulacticos elaborados com grãos de Kefir. Estes multiplicam-se consuante vão sendo cultivados. Quanto maior a temperatura no cultivo maior o seu tamanho.
Pode ser utilizado com frutas, mel, cereais, ou em receitas que inicialmente levariam leite ou iogurte.
Espantosamente entra em estado de "hibernação" com temperaturas mais baixas, por isso se torna importante o seu armazenamento no frigorífico.
Aqui tens de agora em diante algo que vai reduzir em larga escala a intolerância à lactose, possibilitando-te não só poderes beber leite como elaborar receitas novas. Assim como produzir os teus próprios iogurtes, pondo de lado todos aqueles pequenos contratempos como os vómitos, diarreias, náuseas, tudo isto por afetar a osmolaridade do intestino delgado.
Aconselho de qualquer forma a quem tenha um grau elevado de intolerância que se aconselhe com o seu profissional de saúde.
Neste momento existem duas formas de adquirir este produto: no seu estado puro, apenas por doação ou, caso contrário terá que se deslocar a uma loja Celeiro e verificar o que por lá há.

Sem comentários:

Enviar um comentário