domingo, 9 de outubro de 2016

De que é feita a dor no Pós Treino


Há muito que abandonámos a ideia de que o corpo tem necessariamente que doer nos dias que precedem o treino para sabermos que o treino vai sortir efeito, pois, não é necessariamente sinónimo de um bom trabalho.

Muitos de nós já experimentá-mos  aquela sensação matinal depois de um treino intenso de perna. Aquele impacto inicial quando colocamos o primeiro pé no chão para tentarmos sair da cama. Por incrível que pareça, tornou-se uma sensação "boa", proveniente da prática de exercício.

Mas como o treino é em parte uma série de stresses mecânicos e/ou metabólicos essas dores musculares tardias induzidas pelo exercício, por vezes aparecem mesmo com intensidade elevada e manifestam-se principalmente num intervalo de 24 a 48 horas pós-exercício. Este processo dá-se com a prática de actividade física intensa para esse individuo, onde acontecem pequenas rupturas musculares nos grupos que foram utilizados.

De acordo com Pollak et al o possível causador do efeito DOMS é a junção e consequente sinergia entre Protões, Lactato e ATP.

Podem deixar de culpabilizar o pobre coitado do ácido láctico pelo aparecimento dessas dores, pois este desaparece do nosso organismo num espaço de tempo muito mais curto.Quer pela via do suor, da sua conversão em glicose ou mesmo pela urina, entre outros, o que é certo é que em uma hora e meia aproximadamente o organismo fica livre deste ácido.

Que em grande verdade tem uma grande influência no desempenho muscular durante o exercício.
O ácido láctico é proveniente do metabolismo anaeróbico logo glicolítico que por sua vez é derivado do piruvato (abreviando pode se dizer que é um regulador de processos metabólicos).
Este por sua vez "descende" da degradação de moléculas de glucose, processo este que acontece no citoplasma das células.

DOMS - Delayed Onset Muscule Soreness 



Bons Treinos







1 comentário:

  1. Olá, como vai? Meu nome é Rodrigo, sou dono da loja de suplementos www.bomsuplemento.com.br.
    Buscando blogs no segmento encontrei o seu e achei super interessante, pelas fotos, boa redação, as dicas que você passa, etc. Parabéns, muito legal mesmo!
    Atualmente, estou fazendo uma ação com kit de produtos da @poweroficial (Power Supplements) e @snakenutrition (Snake Nutrition).

    * Produtos Power
    Sineflex, T_Sek e Power Jack - termogênico/emagrecedor, diurético e um pré-treino

    * Produtos Snake Nutrition
    Ph20 e Phen600 - pré-hormonal natural, termogênico/emagrecedor

    Caso queira receber um dos kits, me envie os seguintes dados:
    -----> Nome e endereço COMPLETO
    -----> CPF para emissão da Nota Fiscal de produtos bonificados

    IMPORTANTE:
    Os produtos são totalmente sem custo!!! \o/

    Iria te pedir, SE POSSÍVEL, que fizesse UM POST para cada produto (NÃO um post com o kit todo, mas sim 1 (UM) para cada produto enviado), e que em cada post houvesse um link para a loja, www.bomsuplemento.com.br e para o perfis no instagram @poweroficial ou @Snakenutrition. Não tenho como enviar código de rastreamento, pois irão por transportadora.

    Se tem interesse, aceitando os termos, me envie seus dados.
    Abraços, obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.

    Rodrigo
    e-mail: contato@bomsuplemento.com.br



    ResponderEliminar