sábado, 5 de abril de 2014

Parque de Diversões ou Ginásio ao Ar Livre

Eu normalmente coloco os vídeos no fim, mas desta vez vou começar a história mesmo por aqui, gostava que vissem estas duas notícia sobre o tema de hoje. O primeiro vídeo chama-se Healthy Mission - Outdoor Fitness Equipment at Viejo Park  e o segundo vídeo chama-se Track Outdoor Fitness on NBC Nightly News, assim para aqueles que eventualmente, possam andar um pouco mais distraídos quando passeiam pelos parques, tenham a oportunidade de ficar um pouco mais enquadrados no tema de hoje.

Cada vez mais vejo a população  preocupar-se com a sua saúde, fazem caminhadas, correm, andam de bicicleta, procuram os ginásios, ou seja, fazem o que sabem e o  que podem claro está.
Fazer o que se pode, significa que têm que aliar o gosto pessoal ao poder monetário.
 Para muitos, o treino só acontece se tiverem alguém que de certa forma os Force a iniciar a prática de atividade física. Para outros, o ginásio até seria uma grande ideia mas, as "contas" mensais e necessidades primárias, por vezes falam mais alto.
Para o primeiro caso,até sou apologista de que todos os que entram para um ginásio pela primeira vez deveriam passar pela experiência de fazer exercício com um treinador pessoal.
São muitos os conceitos necessários a adquirir por parte dos utentes, que inevitavelmente os irá condicionar na vida desportiva a longo prazo, assim como na obtenção ou não, dos diferentes objetivos propostos. Posso até citar alguns desses conceitos, que passam claro pela técnica de execução e a intensidade adequada, basta um destes dois parâmetros falhar para por em risco não só a saúde como todo o objetivo.
Quanto aos que infelizmente não conseguem ou mesmo não gostam do treino em ginásios, uma das opções inteiramente viáveis é o treino na rua, nos jardins, na praia, o chamado treino outdoor.

Foi com o intuito de colmatar esta necessidade, que em todo o mundo têm vindo a surgir ao longo dos anos vários espaços ao ar livre com aparelhos que em muito se assemelham aos existentes nos ginásios.
Esta é uma ideia que surgiu na China, mas que tem vindo consecutivamente a ganhar mais e mais adeptos em todo o mundo. Constantemente são construídos novos Parques de Diversão para Adultos, como carinhosamente são chamados.

A ideia é na verdade  muito boa, proporcionar uma alternativa barata para praticar exercício, teoricamente simples, assim como de fácil acessibilidade para todos pois está bem visível, nos parques urbanos, junto a praias, ou seja, sempre em locais de passagem para que seja o mais cómodo possível para toda a família, que assim ganha um novo local para fazer exercício físico.

Com o continuar dos avanços na tecnologia, a maior parte do nosso tempo, é gasto entre quatro paredes ( Ramsay 2010 ).
 Na verdade tem-se verificado uma crescente em termos de pesquisa, sobre os benefícios do treino ao ar livre.
 " A growing body of research on the benefits of outdoors can be beneficial regardless of whether done in backyards, on the streets, in neighbourhoods, in parks or at community facilities ( Jenkins 2004, p. 167 ).

São vários os benefícios do treino fora de portas, como acontece com a pressão sanguínea, que efetivamente diminui, para as pessoas que treinam na rua o ar fresco torna-se refrescante e revigorante, proporcionando uma sensação de bem estar, aumentando o estado de alerta e diminui a ansiedade. A exposição ao sol ajuda a elevar os níveis de serotonina, o que ajuda a manter o estado de calma, aumenta a captação de vitamina D, o que promove a absorção do cálcio, Ramsay ( 2010 ).

Será que estes parques, por outro lado não escondem algumas lacunas como por exemplo, a falta de supervisão tanto na manutenção dos equipamentos, como na correção dos exercícios. Será que trás benefícios à população idosa. Será que agora as pessoas usam mais frequentemente os parques para fazer exercício do que quando não tinham equipamentos disponíveis ?

Deixo-vos por aqui ,por aqui  e por aqui, alguma leitura, são apresentações e estudos sobre o verdadeiro impacto destas zonas de exercício, perante a população, o público alvo, algumas falhas a colmatar, a forma como são usadas por toda a população. AQUI  neste case study 2, mais propriamente no slide 5 têm um estudo de caso que para além de outras coisas, demonstra os benefícios destes ginásios ao ar livre na redução da criminalidade, na redução de comportamentos anti-sociais, desordens, vandalismo e crimes violentos.

Conclusão :

Na minha opinião, estes parques são de uma mais valia importantíssima, para todos.Ajuda a combater o sedentarismo, alguma criminalidade ao atrair jovens para a prática de desporto, ajuda a prevenir algumas patologias associadas à falta de exercício, é uma excelente solução para quem tem que fazer pequenos cortes no orçamento, etc.
 Por um lado, as empresas que outrora construíam os parques para as criancinhas, acabam de ganhar mais uma fonte de rendimento," parques para os adultos".
Ganham os idosos, pois em vez de andarem simplesmente às voltas e voltas pelos parques agora já podem desenvolver outros estímulos, com o objetivo de mais e mais saúde, que quanto mais não seja, não estão sentados nos bancos de jardim completamente inativos.
Os jovens que não gostam ou mesmo que não podem pagar uma mensalidade num ginásio, desta forma podem desenvolver algum tónus muscular com treinos ao ar livre.
As famílias, que enquanto passeiam podem "brincar" e usar diferentes músculos que de outra forma estariam adormecidos.
     Só vejo um senão nesta brilhante ideia, a falta de vigilância. Era importante ter alguém que efetivamente pudesse corrigir e direcionar todos estes utentes, assim como um painel ilustrativo com as explicações para uma melhor e mais segura utilização, que é coisa que não se vê em alguns destes parques para adultos.
     O meu receio é que muitos destes utentes séniors dos ginásios ao ar livre, sofram com a má utilização dos equipamentos.
 Bem, não vamos pensar nisso agora, vai tudo correr bem.

Bem Haja





















































2 comentários:

  1. Maravilhoso ver pensadores lutando para informar os que necessitam de informação. Abraco e muita forca.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso ver pensadores lutando para informar os que necessitam de informação. Abraco e muita forca.

    ResponderEliminar