domingo, 2 de fevereiro de 2014

Leite SIM ou NÃO


 

Este artigo é uma das grandes polémicas existentes na nutrição mundial na qual eu próprio me inseria. Existem os que são a favor, os que são contra e os que apenas seguem a fila sem bem saber porquê nem para onde ela se dirige.

 Durante muitos anos também eu me enquadrava neste cinzento, nem bem nem mal, era assim porque sim ou seja estávamos a falar de leite aquele líquido branco e teoricamente puro. Posso dizer-vos que a imagem mais antiga que tenho sobre o leite é a do meu irmão mais velho que eu, cheio de abdominais, a tirar um pacote de leite do frigorífico e a beber aquilo assim mesmo fresco. Bem se ele bebia e tinha abdominais eu magricela claro que tinha que fazer aquilo, mesmo não gostando muito de leite sem mais nada, mas o que tinha que ser tinha de ser.

Com o passar dos tempos firmei a minha posição, ou melhor a minha mais pura convicção era de que o Leite seria uma coisa boa, extremamente benéfica para a saúde, absolutamente essencial com todo aquele cálcio e tal.

Pois é, estava enganado, não só é a minha atual opinião como a de toda a literatura científica sobre o assunto.
 O que quero com tudo isto é pôr-vos a pensar, despertar alguma atividade crítica em todos vocês que me vão aturando.

Para que todo este processo de purificação da mente seja levado com muita calma e concentração, vou colocar tudo por partes, assim só têm que ler a que mais vos interessar o que na minha opinião deveria ser o texto completo, mas sei que o vosso tempo é curto e ainda têm coisas realmente importantes para fazer.

Já agora aproveito para vos explicar o porquê de colocar alguns vídeos nos artigos, que surgem com o facto de a meu ver claro.

 Em primeiro lugar ser mais fácil a compreensão de determinado assunto quando este é apresentado com som e imagem. Ao contrário de ser com um documento apenas de leitura.

Portanto quando juntamos os dois, tanto documento de leitura e vídeo, aumenta a percentagem de conhecimento retido por parte do sujeito.

Em segundo lugar, acho que nada melhor que ter ou melhor visualizar uma “aula” com os verdadeiros especialistas em determinada matéria. Eu não sou um investigador, apenas mais um curioso que gosta de saber o porquê das coisas assim como de partilhar o máximo de informação cientificamente fidedigna, com o maior número de pessoas, para que vocês também a possam passar e por ai em diante. Acho apenas que o conhecimento a todos pertence.

Em primeiro lugar vou falar-vos um pouco do leite, do que é o leite e quais os seus mais relevantes constituintes.

Em segundo lugar vou apresentar-vos uma entrevista feita ao maior investigador português na área da nutrição clínica, com inúmeros artigos publicados, com reconhecimento a nível mundial e também para vos ajudar a perceber melhor este assunto um tanto delicado, faz todo o sentido terem acesso a esta curta mas muito esclarecedora entrevista.

Em terceiro lugar vou colocar ao vosso dispor alguns dos artigos que também me ajudaram a entender e sobretudo de alguma forma comprovar a minha opinião que será aqui exposta.

Em quarto lugar tenho mais um vídeo/palestra, dada por um médico cardiologista/nefrólogo escritor de 35 livros dos quais 15 best sellers, ele também é um investigador com cerca de 149 trabalhos de investigação científicos publicados. Nesta entrevista ele utiliza uma abordagem muito simples e objetiva, comprovando sempre com recurso a artigos existentes e disponíveis na literatura científica.

Por fim em quinto lugar vou deixar a minha opinião pessoal sobre o assunto, ou melhor, por mais lenha na fogueira.

Bem então vamos lá começar: 


 Ponto número UM

 Pode-se definir o leite como sendo uma substância secretada pela fémea dos mamíferos com a finalidade de nutrir as suas crias, isto em termos biológicos. Nem todos os leites dos mamíferos têm as mesmas propriedades, regra geral pode-se dizer que o leite é um líquido de cor branca e ligeiramente viscoso cuja composição e características físico-químicas variam sensivelmente segundo as espécies animais, características essas que variam também no curso do período da lactação.

O leite mais utilizado entre os consumidores é o leite bovino que tem uma densidade média de 1,032g/ml, contém cerca de 87% de água e 35 a 45g de gordura. Na sua composição consta os Na, Ca,Cl. É bem verdade que o leite contém diferentes grupos de nutrientes, essas substâncias orgânicas estão presentes em partes relativamente iguais e constituem a principal fonte de energia. Estes mesmos nutrientes dividem-se em elementos que são construtores no organismo, denominando-se como sendo as proteínas e em compostos energéticos que são os glucídicos e os lipídicos.

O leite bovino contém cerca de 3 a 3,5% de proteínas que se dividem em duas outras subclasses, as caseínas que correspondem a 80% e as proteínas do soro que formam um grupo de mais de 30 proteínas diferentes. A principal proteína existente no soro do leite bovino é a betalactoglubina que é inexistente no leite humano.
 Esta apresenta-se no imunoblote do leite não aquecido sobre a forma de dímeros e monômeros. A lactose é o único carboidrato do leite e não está presente em nenhum outro alimento. A sua quantidade é de facto mais alta no leite humano que vai de 6,2 a 7,5g/100g seguida pelo leite bovino e o leite caprino. A lactose é também um carbo ou melhor açúcar constituído por dois outros açúcares. A sua digestão é feita no intestino delgado, Glucose mais Galactose. Para que a digestão seja feita é necessário a ajuda de uma enzima denominada por Lactase.

Ponto número DOIS

 
Gostaria que vissem uma entrevista dada por Pedro Bastos um investigador Português num congresso Internacional sobre nutrição no Brasil. Nesta breve entrevista ele aborda de uma forma muito acessível a explicação sobre as consequências da ingestão de leite assim como de alimentos com glúten, este em menor escala. Penso que tanto Aqui como Aqui vão poder ficar com um elevado grau de esclarecimento sobre o consumo de Leite e os problemas a nível de saúde que daí advêm.

Ponto número TRÊS


Vou deixar de uma forma completamente disponível alguns dos artigos que me ajudaram não só a escrever como a compreender e comprovar cientificamente aquilo em que presentemente acredito, assim, terão também oportunidade de tirar as vossas próprias ilações sobre este tema. Claro que, logicamente não vou colocar aqui todos os artigos, mas penso que com estes já poderão ter uma ideia dos estudos que têm sido feitos ao longo destes anos.

Os artigos estão AQUI,AQUI,AQUI,AQUI e AQUI, são de acesso livre podem visualizar em segurança.

Ponto número Quatro


 É uma palestra dada pelo Dr Lair Ribeiro onde ele responde a várias perguntas, como o porquê de existir uma grande incidência de osteoporose assim como de fraturas ósseas em países onde existe uma grande taxa de consumo lácteo, explica a pasteurização e o seu processo, o quanto o cálcio pode ser prejudicial tendo em conta a forma como está a ser consumido, entre muitas outras questões relevantes para a compreensão deste assunto tão delicado como ele próprio denomina como o Mito do Leite e do Calcionismo, que podem ver Agora.

Ponto número Cinco

Chegamos ao momento de opiniões, e como opinião pessoal portanto vale o que vale, quando penso neste assunto, no abusivo consumo de leite, uma das muitas coisas que me vem à cabeça é este exemplo:
E se estivéssemos a falar de uma aldeia pequena, por exemplo na terra dos meus pais onde os recursos são reduzidos assim como o poder de compra e tudo o que com ele está associado, eu até concordaria com a ingestão de leite diariamente, pois seria uma forma prática e relativamente menos cara de obter um elevado e variado número de nutrientes vitais para o desenvolvimento do ser humano. São pessoas com pouca instrução, que vivem do que a natureza vai dando. De certo não têm nem terão de todo acesso a informação científica sobre este ou mesmo qualquer outro assunto mesmo que quisessem.

Portanto nesse aspeto a história é diferente, apenas fazem o que podem e sabem, alimentam-se para sobreviver.

As coisas mais usuais  que me dizem quando falo sobre a ingestão de leite e claro do Cálcio normalmente são as seguintes:

Onde poderíamos ir buscar o cálcio se não for ao leite Álvaro ?

 Os ossos não precisam de cálcio? Esse cálcio proveniente do leite não vai para os ossos?

Resposta: A maioria das pessoas não está a fazer a pergunta como deve ser.

Deveriam perguntar-se o que é necessário fazer para os ossos “agarrarem” esse cálcio que vem do leite, deveriam perguntar-se também e se não tivéssemos leite onde mais poderíamos ir “resgatar” o tal do cálcio Álvaro ?

Deveriam ainda  perguntar-se o porquê de estarem e sentirem-se tão inchados, inflamados e nem perceber bem o porquê.

Poderíamos ficar aqui a fazer perguntas mais assertivas mas em vez disso posso vos dizer que para o organismo fixar o cálcio que lhe proporcionamos com a alimentação, em primeiro lugar necessitamos de uma outra "vitamina", a vit. D.

Para podermos munir o organismo com esta última vitamina os raios solares só por si não chegam, o mais certo é precisarem de suplementação para cobrir esta carência, mas isso é tema para um outro artigo. Mas o que quero dizer é que, mesmo que não houvesse qualquer problema com o consumo de leite estamos sempre dependentes de uma outra vitamina, logo, já que estão todos preocupados com o cálcio, quantos de vocês fizeram alguma vez exames para determinar se têm ou não carência de vitamina D para que a absorção do cálcio seja feita da melhor forma!?

O pensamento generalista é mesmo o de que o cálcio vem do leite, foi o que sempre aprenderam tanto por parte dos pais como de vários meios de comunicação. É complicado o divórcio com toda esta ideia criada também por parte de toda a indústria do leite, o que fez com que se pusesse de parte outros alimentos que também contém cálcio, como é o caso dos produtos hortícolas de folha verde como por exemplo os brócolos, couve-de-bruxelas, couve-galega.

Ironia, o cálcio existente na couve-galega está bio disponível em proporções superiores, a sua absorção no intestino quando comparado com o cálcio de um copo de leite é maior.
 Mais uma vez as coisas não estão a ser feitas da melhor maneira por parte das pessoas em geral.

Eu pessoalmente não bebo leite, é uma decisão minha baseada em literatura científica mas mais importante do que isso na minha própria experiência com e sem o leite na minha alimentação, quanto a todos vocês espero que no mínimo pensem no assunto, experimentem e vejam como se sentem. Façam apenas o que for melhor para a vossa saúde de hoje e de amanhã.

Bem-haja a todos.

4 comentários:

  1. Mais uma vez, excelente artigo Álvaro.

    Pessoalmente também deixei de beber leite há uns meses e tenho sentido alguma diferença (benéfica). Contudo, tenho algumas dúvidas em relação aos restantes produtos lácteos, uma vez que, embora existam estudos que atestam os benefícios de alimentos como o queijo fresco, o iogurte ou o kefir, estes também têm lactose na sua composição. Qual é a tua opinião em relação ao consumo destes alimentos?

    Por último, no vídeo do Dr. Lair Ribeiro, é referida a relação entre a ingestão de caseína e a diabetes (sendo também referida como causadora de intolerâncias alimentares). Como a caseína é usualmente consumida pelos praticantes de musculação, qual é a tua posição em relação à suplementação com esta proteína?

    Cumps,

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ANA é bom saber que te manténs atenta ao que escrevo, mais uma vez afirmo que não sou investigador. O que tenho para te dizer vem do que leio em jornais e revistas científicas mas também com base em alguma experiencia pessoal.
      Quanto á minha opinião sobre o consumo de iogurtes e queijos, bem eu sou sempre suspeito pois retirei todos estes produtos da minha alimentação.
      O que quero dizer com isto:
      Todos os produtos que contenham lactose são potencialmente perigosos para a saúde humana portanto não posso concordar com o seu consumo.
      Ps: O Kefir é um organismo vivo, não tem lactose, tens um Post aqui no Blog sobre este alimento.
      Quanto à caseína, bem mais um assunto onde sou suspeito. Já passou mais de meio ano desde a última vez que comprei suplementação e caseína em particular nunca utilizei.
      Não tenho atualmente dados concretos sobre as consequências da toma continuada de caseína, mas posso afirmar-te 3 coisas com toda a certeza.
      A primeira é que vou dedicar um Post inteiro a este assunto num futuro próximo. A segunda é que não é estritamente necessário consumir proteína whey ou caseína para se atingir um físico bem trabalhado e a terceira é que talvez seja boa ideia caso consumas Caseína encontrar uma marca perfeitamente fidedigna e séria ou esperar que escreva sobre esse assunto em particular.
      Bons treinos e obrigada.

      Eliminar
    2. Álvaro, muito obrigada por todos os esclarecimentos, irei ler o artigo sobre o kefir (falha minha, ainda não ter visto!) e ficarei à espera dos próximos posts!

      P.S.: Podes não ser investigador no sentido tradicional do termo, mas pesquisar artigos científicos e demonstrar interesse pela ciência é também uma forma de investigação! Para além disso a voz da experiência (neste caso tu), deve ser respeitada :)

      Eliminar
  2. Olá Álvaro!
    Agradeço também o esclarecimento relativamente à caseina, pois há algum tempo que deixei de beber leite e sinceramente senti algumas alterações benéficas no meu organismo, quanto à caseína senti alguma dificuldade na adaptação do meu sistema digestivo à mesma, essencialmente presumo pela quantidade de lactose que a mesma contém. Podes esclarecer-me um pouco melhor relativamente a este tema?
    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar