sábado, 22 de fevereiro de 2014

Exercício Físico durante a Gravidez, Será seguro !?

Quando eu pensava que apenas alguns obstetras eram contra a prática de exercício físico durante a gravidez, apercebi-me que também as futuras mães guardavam alguma reticência a este respeito.
No caso dos médicos é algo que sinceramente não aceito, mas quem sou eu para aceitar ou deixar de aceitar. Apenas dou a minha opinião baseada em alguns artigos facultados pela ciência e só posso ficar por aqui.
 No que respeita à opinião das mães, até compreendo, elas normalmente não têm acesso a informação privilegiada como artigos científicos e algo desse género, cabe-lhes apenas confiar.

É nessa base que vou novamente escrever algo sobre este assunto.

O estudo que vos vou mostrar foi realizado em Novembro de 2013 no hospital de Fuenlabada em Madrid / Espanha, onde foram analisadas 200 mulheres com uma gravidez normal, sem algum tipo de risco ou contraindicação.
 A ideia era perceber qual o papel ou influência de um programa de exercício moderado durante a gravidez.

Dividiram o grupo, 107 mulheres constituíram o grupo que praticou exercício e 93 mulheres ficaram no grupo controlo.
O programa de condicionamento físico consistia em 55 a 60 minutos de treino efetivo, 3 dias por semana.
Foram medidas a idade gestacional, o aumento de peso, a pressão sanguínea durante a gravidez, a diabetes gestacional,  mediu-se o peso com que o feto  nasceu, o seu tamanho, a circunferência da cabeça, o pH do cordão umbilical e o índice de Apgar.

No final, os resultados foram satisfatórios, para todas as mulheres que têm dúvidas sobre treinar ou não durante este período. O Estudo comprovou que um treino físico moderado não é um risco para a mãe e para o feto.

NOTA:

O importante nesta fase é mesmo manter a condição física, manter os níveis de massa muscular, aumentar os níveis de energia, reduzir o risco de lombalgias.
Treinar sempre, sempre de forma segura, respeitando as indicações do profissional de exercício.
Tudo depende da forma física em que a futura mãe se encontra, ou seja, se nunca fez exercício ou se estava inativa, então esta não é a altura para começar um programa de treino intenso colocando assim o corpo num estado de stress desnecessário. Se, por outro lado, a futura mãe já praticava atividade física, então deve manter essa atividade de forma segura e diariamente adaptada.

NOTA 2:

Os programas de exercício devem por de parte todos os exercícios de intensidade elevada, as condições ambientais adversas devem ser evitadas, quer em termos de temperatura quer de humidade.
É particularmente importante uma correta nutrição e hidratação destas grávidas, para minimizar os riscos de hipoglicémia e desidratação durante a atividade física, também deve ser evitada pela grávida toda a manobra de valsava, devido ao seu risco de expulsão.

" a função cardiorrespiratória é melhorada, havendo menor incidência de dificuldades respiratórias e menores níveis de pressão arterial"
" o trabalho de parto é mais fácil e mais curto"
Wolfe, 1989.















Sem comentários:

Enviar um comentário