domingo, 23 de março de 2014

Água é Vida - Que tipo de Água ?

Tenho vindo a falar de treino, alimentação correta, receitas práticas, até de algumas patologias, mas e o mais importante ?!
Pois é, desta vez vou falar-vos do alimento mais importante como base para uma vida saudável, a ÁGUA .
Costuma-se dizer que o sexo é bom, que até os passarinhos gostam não é, portanto por associação de ideias, a água também é boa, claro está.
Pois, mas não está nada claro meus amigos.

É certo que, o ser humano pode aguentar largas semanas sem a ingestão de qualquer alimento, mas não consegue sobreviver muito mais do que sete dias sem hidratação.
No Post sobre Comida de Verdade, aqui do Blog, falo sobre a forma como o pequeno almoço está formatado pela grande maioria da população, os cereais, a bela da torrada com manteiga e um café, bem e por ai em diante. Agora, se a pessoa esteve um longo período sem se hidratar, não seria bom começar por ai, começar mais um excelente dia com um "bom" copo de água !?

Sabiam que cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, se falarmos de um recém nascido será cerca de 85% de água, se falarmos de um idoso com pouco mais de 90 anos os valores serão de cerca de 58% . Está visto, que temos variação consoante a idade, sexo e claro o órgão.
Por exemplo, a água que temos no sangue equivale a uma  percentagem, nos dentes é outra diferente, no cérebro, no coração ou até nos músculos os valores são completamente dispares.
Para terem uma ideia da coisa, por exemplo o nosso cérebro é constituído por cerca de 76% de água, nos ossos os valores são de cerca de 25% de água, nos músculos os valores são de 75%.
 No homem, os valores totais de água rondam os cerca de 60 a 70% de água enquanto que na mulher andam à volta dos 55 a 65% sendo que elas têm uma quantidade maior de gordura.

Todo o desempenho fisiológico do individuo, tende a ser diminuído se por alguma razão os valores dos líquidos corporais estiverem reduzidos. Por exemplo, se sofrermos uma desidratação de apenas 2% do nosso peso corporal, já será suficiente para se iniciar uma redução na capacidade de um normal desempenho, podendo até afetar a atenção, uma normal capacidade de memória e claro a aptidão física.

Acredito que já devem ter ouvido falar em beber 2 litros de água por dia e tal, mas, e têm feito isso !?
pois, claro que não, mas também não é por ai.
O que acontece, é que o corpo elimina diariamente através da pele, dos pulmões, dos intestinos e da bexiga, mais ou menos essa quantidade, os tais 2 litros de água. Então, torna-se importante proceder à sua reposição constantemente para evitar um estado de desidratação. É também por essa razão que devem fazer uma alimentação variada e rica em vegetais e frutos, pois grande parte da água necessária provém desses alimentos, o que faz com que não seja necessário beber os tais 2 litros de água. Uma parte da água necessária vem dos alimentos e outra terá que ser fornecida na maior parte das vezes fora das refeições.

Quando a ingestão de água é reduzida, estamos a fazer com que se baixe também o volume de sangue, consequentemente, menos sangue estará disponível para circular para o cérebro, coração e músculos assim como para o resto dos órgãos também importantes. Torna-se fácil perceber que quanto menos sangue, menos oxigénio recebem estes órgãos importantes e até cruciais, logo a capacidade natural de poderem executar de forma normal as suas funções passa a ser reduzida.
O individuo sem perceber bem porquê, passa a sofrer de fadiga e problemas de circulação, sendo que a longo prazo os problemas já são a nível superior.
Problemas renais, extremamente frequentes, problemas digestivos, problemas mentais e até cardíacos.

Todos nós sabemos que na altura do calor os que mais sofrem são sempre as crianças e os idosos. No caso das crianças, elas tendem a beber menos água pois a sua sensação de sede ainda não está bem desenvolvida, pelo que terá que ser o adulto a supervisionar. Os idosos por outro lado têm o seu mecanismo de regulação de sede em "decadência". No caso de deficiência de líquidos em pessoas mais velhas, significa que menos urina será removida pelos rins, logo, menos substâncias toxicas a ser eliminadas, logo, menos saúde.

Quais são então as principais funções da Água ?

Função reguladora dos processos metabólicos corporais, ajuda a regular a temperatura corporal principalmente no processo da transpiração.
Transporta nutrientes e outros químicos para as células e os produtos resultantes dos catabolismos para o exterior do corpo.
Está presente na digestão dos alimentos, pois é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile, que são substâncias produzidas em órgãos como o estômago e o pâncreas onde a ação desses líquidos é fundamental para o processo.
As meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, são lubrificadas pelo liquor, um fluído claro, que contém água e ajuda a reduzir o impacto sobre a massa encefálica, caso o crânio seja deslocado. Este papel protetor da água acontece também no ventre da mulher quando está grávida, o líquido amniótico que envolve o feto é maioritariamente composto por água.
A água é também um lubrificante natural, está presente num fluido que se encontra em todas as articulações do corpo humano, evita o atrito entre os vários ossos.
Tem grande importância no crescimento muscular, na síntese proteica e do glicogénio, ou seja 2/3 da água existente no nosso corpo está presente nas células como água intracelular e 1/3 entre as células intersticiais e no sangue como fração plasmática.

Bem já se percebeu realmente que a Água é Vida, mas e que tipo de Água nos fará bem !?


Antes de chegar à água, tenho que passar mais uma vez pela alimentação. Preciso que compreendam uma coisa, o Ácido e o Alcalino.
Anda tudo em redor do potencial de hidrogénio ou como é conhecido, o PH, que é a relação entre iões positivamente carregados ou acidificantes e iões negativamente carregados ou alcalinizantes. O PH de qualquer alimento sólido ou liquido, é a medida da sua concentração de iões de hidrogénio.
Quanto maior for o valor de PH, mais alcalina e consequentemente mais rica em oxigénio é esse alimento. Quanto menor for o PH de um determinado alimento, mais ácido e com menos oxigénio este será.
Existe uma escala, claro, de outra forma como saberiam a quantas andam, escala essa que vai de 0 a 14, sendo que o 7 é significado de neutralidade. Quando os valores estão para cima de 7, significa Alcalino, se estiverem para baixo do número 7, então de algo ácido estamos a falar. Não confundir com o sabor ácido de determinado alimento. Por exemplo o limão é um alimento com um sabor extremamente ácido, com um PH também ácido, mas que no organismo o seu ácido cítrico depois de transformado em sal alcalino, provoca uma imediata alcalinização do meio humoral. O mais importante é sempre o fator causalidade perante o sangue. Quanto mais próximo de 0 estiver um alimento mais ácido, quanto mais próximo de 14, mais alcalino é esse alimento.
O nosso sangue tem um PH alcalino, entre 7,35 e 7,45, se oscilar tanto para cima como para baixo desses valores, o ser humano corre o risco de sofrer certos desequilíbrios como algumas patologias, correndo até o risco de paragem por parte das células em casos extremos de oscilação tanto para cima como para baixo. Também por esta razão o nosso corpo, desencadeia uma série de reações bioquímicas para que os valores de PH do sangue permaneçam equilibrados.
A alimentação tem uma grande influência no equilíbrio ácido / base no organismo, pois ao entrarem em contato com o tubo digestivo e provocarem as tais reações bioquímicas, esses alimentos podem ser alcalinizantes quando aumentam indiretamente o PH do sangue, e acidificante quando esse PH é diminuído.
Já agora, a titulo de exemplo, alguns alimentos alcalinos são por exemplo as frutas, verduras, legumes principalmente crus, alguns alimentos ácidos, são os açúcares, lacticínios, carnes, álcool, sumos gaseificados, comida processada e a maioria das águas engarrafadas.

O grande problema do PH ácido é o facto de que o corpo fica impedido de se curar de qualquer outro desequilíbrio, pois por exemplo, a absorção das vitaminas fica diminuído, assim como dos minerais e outros nutrientes. A energia das células fica reduzida, tornando ineficiente todo o sistema e tornando o corpo mais suscetível a várias doenças.

De volta à questão da água, como eu grande parte da população utiliza água engarrafada para uso diário, mas essa água na realidade não nasce nas prateleiras das lojas, ela tem que ser transportada de algum sítio.

Problema:
         
                 As garrafas de plástico onde as águas são transportadas contêm uma substância chamada Bisfenol A, assim como Xenoestrogénio que como o  próprio nome diz é um estrogénio estranho. Ou seja, são substâncias químicas que conseguem "enganar" o nosso organismo, os nossos recetores e desta forma entrar na célula fazendo com que o corpo pense tratar-se de um estrogénio, quando na verdade é uma substância muito mais prejudicial.
O Xenoestrogénio presente na garrafa de plástico vai-se libertar para a água no interior da garrafa quando essa garrafa é aquecida, o que pode acontecer durante o transporte, quando está no expositor da loja, quando a colocamos no carro, quando a levamos na bicicleta para matar a sede e sem saber estamos sim a matar as nossas células.
Essa água quando chega às nossas mãos já vem estragada, contaminada, imprópria para consumo, ainda por cima, para agravar mais a situação este veneno não é biodegradável, vai ficar no organismo para sempre.
E a água da torneira, perguntam vocês, pois a da torneira por vezes á ainda pior.
Pode ser pior, no sentido que para se tornar uma água "potável" é-lhe adicionada compostos químicos afim de se regular o seu PH, que por vezes não passa de 4, dependendo da zona em que moramos e do tipo de solo se onde ela provém.

Resolução :

                   Para aqueles que começaram a ler este texto do início, sem saltar partes, já sabem que o sangue tem um PH de 7.35 / 7.45, portanto é alcalino, se colocarmos constantemente líquidos e não só, com um PH mais ácido, a consequência será reações bioquímicas que é como dizer, corpo patologicamente afetado.
Parece-me então que o que precisamos na realidade, e neste caso em particular, de uma água com teor de PH o mais alcalino possível.

Como se consegue então essa água ?

Existem alguns filtros de boa qualidade que fazem com que essa água se torne em algo mais puro, com um PH mais alcalino, sem perder os minerais. Por outro lado existem alguns filtros que funcionam através de osmose inversa, que é como dizer, não morres da doença mas morres da cura, a osmose inversa ou reversa, é um processo que mata a água, retira-lhe uma das suas maiores propriedades, a sua composição de minerais. Essa água pode até desidratar o organismo, durante alguns processos bioquímicos no corpo humano.
Penso que uma das soluções mais viáveis, passe por adquirirem água com um PH superior ao do sangue, protege-la da luz solar e do calor e rezar para que durante o seu transporte esse lote tenha vindo sempre à sombra até chegar à prateleira da loja.
Existem poucas marcas no mercado que podem ser utilizadas com alguma segurança, ou seja, que estão dentro destes requisitos.
Que eu tenha conhecimento, aquela que proporciona o PH mais elevado é a água de Monchique, com um PH de 9,44 e uma mineralização total de 297mg/L.

Conclusão:




                  Esta conclusão é para aqueles que não só foram saltando o texto, por este ser muito comprido, como não leram praticamente nada e vieram logo em busca de um final feliz.
Nesse âmbito deixo aqui um video que talvez facilite. É simples, relativamente curto mas muito didático, espero que gostem.

PS: Não só nas garrafas de plástico se encontra o xenoestrogénio, mas também em todos os outros materiais plásticos, como embalagens de detergentes, de cosmética, embalagens de comida, tupperwares que quando vão ao micro-ondas libertam este veneno, a própria tampa que usamos no micro-ondas para tapar os alimentos quando estão a aquecer, está a contaminar a comida.

Bem Haja a todos




































1 comentário:

  1. Olá Álvaro! Viste como eu li?! eheheheh vou ver se encontro por aqui águas com esse ph ou pelo menos acima de 7. beijinho e obrigada :-)

    ResponderEliminar